
O vereador Bigode do Santa Maria abriu o grande expediente desta quinta-feira, 7, na 59ª sessão ordinária, para realizar alguns agradecimentos a integrantes da gestão Emília Corrêa, como o secretário da Emsurb, Hugo Esoj. Além disso, ele cobrou do secretário da Emurb, Sérgio Guimarães, a realização do recapeamento nas ruas do Porto do Mar 1 e 2, assim como a limpeza das praças.
O segundo vereador a utilizar a tribuna foi Elber Batalha, que abordou a temática dos ônibus elétricos em Aracaju, bem como a licitação do transporte público. Segundo o parlamentar, a prefeita Emília tem apresentado algumas contradições. “A prefeita disse que, se precisasse retomar a licitação realizada, a passagem de ônibus subiria para R$ 8,43. Porém, no documento da licitação aparece como R$ 5,00”, destacou.
Elber exibiu um vídeo da prefeita afirmando que foi impedida de realizar os pagamentos do contrato e, por isso, retirou alguns ônibus de circulação. “Mas a prefeita nem fez o empréstimo para comprar os ônibus. A Secretaria do Tesouro Nacional devolveu o pedido de empréstimo por irregularidades e não autorizou”, disse.
Além disso, destacou que a prefeita anunciou a compra dos ônibus elétricos e a entrega por parte da SMTT, sendo que Nelson Felipe, superintendente do órgão, afirmou que não houve a compra. “Se comprou, cadê as notas fiscais?”, questionou Elber. O vereador ainda afirmou que há ônibus circulando sem placa, o que é proibido.
O vereador Fábio Meireles também utilizou o grande expediente para destacar que a oposição não está contra a gestão, mas que existem irregularidades relacionadas aos ônibus elétricos. “No dia 05 de agosto, a Secretaria do Tesouro Nacional mandou devolver o contrato ao Banco do Brasil, pois havia a falta de diversos documentos que a Prefeitura deixou de enviar. Não foi aprovado o empréstimo para os ônibus, e a Prefeitura disse que os veículos foram retirados e que ela foi impedida de pagar por conta da decisão do Tribunal de Contas. O pagamento não ocorreu porque ainda não existe o dinheiro; ele não foi liberado”, denunciou.
Por fim, o representante da prefeita na Câmara de Aracaju, vereador Isac Silveira, utilizou sua fala para realizar críticas ao ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o qual, segundo ele, realizou desvio de finalidade em emendas da área da saúde. Além disso, Isac destacou que a licitação do transporte público não foi enviada à Casa parlamentar em 2024 e solicitou ao Tribunal de Contas as contas do ex-prefeito. O vereador também informou que convidou o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, para comparecer à Câmara e prestar contas.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Camila Farias