Neste sábado, 5, é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em razão da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual (Covisa), reforça a importância da atuação da Vigilância que está diretamente ligada à qualidade de vida da população, promovendo a saúde preventiva com a fiscalização de produtos e serviços.
Em Sergipe, a Vigilância Sanitária atua em diversas áreas para orientação e supervisão, seja de alimentos, serviços de saúde, medicamentos, cosméticos e saneantes e a saúde ambiental. Além disso, é promovido pela Gerência de Educação Permanente Planejamento e Apoio Institucional ações de educação, informação e comunicação para a rede estadual.
O coordenador da Covisa, Ávio Britto, destacou a importância da atuação da Vigilância em Sergipe. “Temos o objetivo de intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços para a melhoria da qualidade de vida da população. Passamos 60 dias no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, fiscalizando a comercialização dos alimentos em prol da população sergipana”, contou o coordenador.
Além disso, a Vigilância contribui com a fiscalização e monitoramento dos estabelecimentos farmacêuticos no estado, que monitora as atividades envolvidas em todos os processos de assistência farmacêutica. “Distribuímos e autorizamos a liberação de notificações de receita de controle especial em uma média de 150 liberações ao mês, o que representa em torno de 500 talonários de notificação de receita. São mais de cinco mil autorizações para confecção dos talonários de notificação B/B2/C2, que atende à classe de médicos, odontólogos e médicos veterinários”, explicou.
Entre as ações desenvolvidas em 2023, estão o monitoramento da qualidade da água em clínicas sergipanas que realizam hemodiálise, a fiscalização de alimentos com orientações para um melhor funcionamento dos serviços, como uma estrutura física adequada, higienização das mãos nas áreas de manipulação de alimentos, fluxo de drenagem da água e prazo de validade das comidas, são alguns dos itens fiscalizados pela equipe da Vigilância. Além disso, realizaram a apreensão de nove tipos de produtos saneantes clandestinos. O material recolhido além de ser prejudicial para a população não é aprovado e nem reconhecido pela Gerência de Cosméticos e Saneantes.
Por: Ascom/SES