Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, na capital, com os postos volantes que seguem até o dia 20 deste mês. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e tem o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. A estimativa é vacinar 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos.
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. A vacina é a principal forma de prevenção da doença.
De acordo com a supervisora da ação, Daniela de Oliveira, na fase atual, as equipes estão percorrendo as áreas de expansão, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso.
“Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo. Até o dia 20 deste mês, percorreremos as áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho com os postos volantes, aplicando as doses nos animais com idade a partir de 3 meses, de casa em casa. E, para que o bichinho receba a dose, o tutor deve apresentar, se tiver, o cartão de vacina do animal”, explica Daniela.
Por: PMA