Desde a sua implementação, o registro online de denúncias e reclamações, disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju através da plataforma AjuInteligente, facilita o acesso dos consumidores aos serviços do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). O órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), amplia, com isso, o seu alcance e moderniza o atendimento aos cidadãos.
Desde a instalação dos recursos, em agosto de 2023, cerca de 42 registros foram realizados na plataforma, sendo 12 deles no primeiro mês, 23 no mês de setembro e sete registros em outubro. Somado a isso, seguem com efetividades os atendimentos presenciais, realizados mediante agendamento prévio, e através do demais canais de atendimento, como o SAC 151, e-mail [email protected] e demandas encaminhadas por intermédio dos demais órgãos competentes.
“A ampliação do acesso aos serviços viabiliza que o consumidor registre a sua denúncia ou reclamação a qualquer hora do dia, através de dispositivos com acesso à internet. Todas as demandas são devidamente analisadas e respondidas, com total transparência. O consumidor pode acompanhar o trâmite por meio da própria plataforma, no AjuInteligente”, destacou a coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani.
A coordenadora salienta que no período de Black Friday, esse recurso é um grande aliado do consumidor. “O serviço está à mão. Diante de qualquer situação que possam representar uma conduta abusiva contra o consumidor, basta acessar a plataforma e anexar os documentos necessários para comprovar a situação. Fotos, material publicitário, nota fiscal, contrato, prints de conversas em aplicativos de mensagens, e outros, podem ser inseridos junto com a descrição do caso”, detalhou Bongiovani.
Por: Agência de Notícias de Aracaju