Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento econômico local, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), está executando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa federal voltada para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
Em Sergipe, a Seasic é responsável por comprar diretamente alimentos dos agricultores familiares e destiná-los a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2023, o PAA foi reestruturado como uma política pública essencial para fomentar a agricultura familiar e assegurar o acesso à alimentação adequada para populações em risco socioeconômico. Neste ano, com o apoio de 495 agricultores, cerca de 892 toneladas de alimentos foram entregues a 193 entidades até julho, com um investimento de R$ 5 milhões.
A secretária Érica Mitidieri destacou a importância da parceria com o governo federal na destinação eficiente dos recursos. “Ainda há muitas pessoas passando fome no país, e o Governo de Sergipe se empenha em garantir a segurança alimentar com transparência e eficiência. O PAA desempenha esse papel ao incentivar a produção local e distribuir alimentos a quem mais precisa”, afirmou.
Antônio Gomes, técnico do programa, ressaltou o impacto social do PAA: “Compramos de quem tem para doar a quem não tem, garantindo uma alimentação balanceada com produtos como macaxeira, milho verde, abóbora, e coco.”
Para os beneficiários, como Dinaldo Vieira dos Santos, presidente da Associação de Moradores Povoados Boa Esperança de Própria, o PAA é essencial para a segurança alimentar das famílias assistidas. “Estamos muito gratos por receber o PAA. É a primeira vez que recebemos esse apoio do Governo do Estado, que está de parabéns”, disse Santos.
Foto: Verônica Rodrigues
Por: Imprensa1