Na manhã dessa sexta-feira, 21, o Procon Municipal promoveu mais uma ação de grande importância para implementar, em definitivo, as exigências necessárias para o perfeito funcionamento do órgão, gerando eficácia e capacidade de ação. Para tanto, o Procon convidou representantes da sociedade civil organizada a fim de eleger dois Delegados que comporão o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor- CONDECON, que tem como finalidade formular e propor as diretrizes de ação governamental nas áreas das relações de consumo e defesa do consumidor.
O Conselho que está sendo criado conta com representantes de diversos órgãos e entidades como: OAB, Secretarias Municipais, Defensoria Pública,CDL, Procuradoria -Geral do Município, Delegacia de Crimes Contra o Consumidor, dentre outros órgãos de igual importância e, para compor o grupo de conselheiros, durante toda a manhã de hoje, no auditório do órgão, dois representantes da sociedade civil foram escolhidos por meio de eleição, a partir da participação das Associações de Moradores e de Bairros que se fizeram presentes.
Para o preenchimento de tais vagas,o órgão convidou mais de 20 Associações Comunitárias, como forma de aproximar o cidadão do ente público, numa clara demonstração de respeito da gestão municipal para com sua população. A solenidade teve sua abertura conduzida pelo secretário em exercício da SEMDEC, Arivaldo Barreto, que na oportunidade apresentou um panorama detalhado do Procon, suas ações e funcionamento,explicando a importância daquele momento para o órgão e, sobretudo, para a sociedade, frisando a relevância do papel dos novos delegados, uma vez que são cidadãos que trazem sua contribuição para a construção das políticas públicas atinentes as relações de consumo, enfatizando que os novos Delegados podem contribuir sobremaneira , para os avanços, uma vez que vivem o dia a dia da cidade, e sabem onde estão os problemas .
“O Conselho, é um anseio do prefeito de Aracaju, João Alves filho, grande entusiasta da construção do órgão e dos seus avanços, por isso, a gestão municipal tem feito todos os esforços para que o PROCON cresça em sua capacidade operacional, disseminando cidadania, o grande fio condutor que tem movido a Prefeitura Municipal de Aracaju na construção de suas ações” enfatizou, Arivaldo Barreto.
Após a abertura e explanação do secretário, o coordenador de atendimento do Procon, Jorge Husekconduziu destacou, de forma acurada, o funcionamento do Procon Municipal, a importância da Lei do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e tudo que advém da efetiva criação do Conselho. Os coordenadores de Educação, Lucas Gonçalves, e de Fiscalização, Nubem Bomfim, também estiveram presentes, recebendo a todos e dando suporte na condução e execução da eleição.
Fonte: PMA
Foto: Ascom/Semdec