As estatísticas sobre o número de atendimentos no pronto socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) mostram que durante os quatro últimos fins de semana, a procura por internação na unidade de saúde continua alta, principalmente na Área Azul. Somente neste fim de semana, de 16 a 18 de junho, o Pronto Socorro (PS) do Huse realizou 751 atendimentos. Deste total, 656 foram casos que deveriam ser atendidos em unidades básicas ou postos de saúde e somente 95 ficaram internados para novos atendimentos.
O número é justificado pelo fato do Huse ser referência em Sergipe e possuir alguns dos melhores recursos tecnológicos do Nordeste, como explica a gerente da Área Verde Trauma, Débora Feitosa. “Além de equipamentos, o complexo hospitalar conta com a indiscutível capacidade técnica e o trabalho desenvolvido pelos profissionais, que ajudam para uma qualidade do atendimento”, ressaltou.
De todos os casos acolhidos neste fim de semana, 232 foram pacientes atendidos pelos setores de ortopedia e sutura. Na Área Azul, 264 pacientes foram registrados pela classificação de risco e deste total, 49 ficaram internados. Na pediatria foram realizados 188 atendimentos somente no pronto socorro. Deste total, 33 crianças ficaram internadas para observação. O otorrino e o oftalmo somaram 12 atendimentos. Já os ambulatórios de oncologia, nutrição e retorno totalizaram oito atendimentos.
Os acidentes motociclísticos, neste fim de semana, totalizaram 27 atendimentos. Deste total, nove ficaram internados. Já as vítimas de acidentes automobilísticos somaram seis atendimentos, com quatro internações. Os traumas provocados pela violência urbana também fizeram algumas vítimas. Foram 14 atendimentos registrados, sendo sete vítimas por arma branca e sete por arma de fogo.
Fonte: ASN