Luta antiga do deputado estadual Augusto Bezerra (PHS), a implantação da Universidade Estadual de Sergipe (UNESE) continuará sendo uma das principais pautas do seu mandato, neste segundo semestre, na Assembleia Legislativa. Augusto apresentou uma indicação, no ano de 2010, tentando viabilizar a ideia no governo do saudoso Marcelo Déda e, agora, discute o assunto com o secretário de Educação do governo Jackson Barreto, Jorge Carvalho.
Ciente dos altos custos do projeto, Augusto defende que a nova instituição de ensino superior seja implantada na estrutura já existente do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O deputado explica que isso não prejudicaria a importante e histórica escola pública. “Pelo dia funcionaria o colégio normalmente e à noite a Universidade Estadual de Sergipe. Hoje, no Brasil e no Nordeste inteiro existe uma Universidade Estadual. Só em Sergipe não tem uma. A nossa ideia, inclusive, é amparada por uma solicitação de um jornalista sergipano”, disse.
Outra ideia do deputado Augusto Bezerra para viabilizar o projeto financeiramente é, neste primeiro momento, a UNESE oferecer apenas cursos de licenciaturas, deixando os bacharelados, que exigem mais recursos, para um segundo momento.
Professor e no exercício do quinto mandato de deputado estadual, Augusto acredita que sua luta pela implantação da UNESE é uma contribuição para a melhoria da educação em Sergipe, sobretudo pela importância de o Estado formar professores para atender a demanda e não prejudicar os alunos futuramente.
“Existem dados que comprovam que, até 2020, a educação em Sergipe vai precisar de professores em todas as disciplinas. Uma Universidade formando professores iria baratear o custo e dar uma qualidade melhor ao ensino de Sergipe. Enquanto o povo achar que eu mereço estar na Assembleia, continuarei trabalhando. Eu tenho a obrigação de deixar uma contribuição na área de educação”, disse o deputado.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: César de Oliveira