Começou na última sexta, dia 15, o trabalho de apuração das notas da 11º edição da “Prova Final da Educação”. Até o dia 27 serão apuradas as notas das 199 urnas itinerantes que percorreram escolas estaduais e municiais e demais espaços de trabalho onde existem professores e professoras filiadas ao sindicato.
O resultado das avaliações das 74 prefeituras e do governo do Estado no quesito Educação será apresentado pelo SINTESE em ato público, no dia 28 de dezembro, a partir das 9h, no calçadão da João Pessoa.
Além da divulgação das notas haverá ato público dos professores em defesa do reajuste do piso salarial na carreira e contra atrasos e parcelamento de salários
A avaliação é feita por membros do magistério da ativa e também aposentados nas 74 redes municipais e na rede estadual.
A ação de prefeitos, prefeitas e do governador será avaliada nos seguintes temas: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino. Em cada tema os educadores atribuem pontos de 0 a 2 (zero a dois) e transcrevem suas notas em cédulas.
“A Prova Final da Educação Pública é o momento onde o magistério sergipano dialoga com o povo sergipano sobre a política educacional existente e as ações de luta empreendidas pelo sindicato para que a Educação seja popular, democrática e que dê as mesmas condições para todos e todas, independente de sua classe social”, explica a presidenta do SINTESE, professora Ivonete Cruz.
Fonte: Sintese