Através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju realiza diariamente diversas intervenções em pontos da capital. Somente nos últimos seis meses, serviços como terraplanagem, drenagem pluvial, além de ações como tapa-buracos, recapeamento e pavimentação asfáltica foram executados em todos os bairros da cidade.
De janeiro a julho deste ano, mais de 8 Km de vias foram recapeadas e 194.056 m² de área receberam ações de tapa-buraco, com um investimento total de R$ 9.011.368,68 reais.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, todas as ações destinadas a recuperar a malha viária estão alinhadas com o Planejamento Estratégico adotado pela gestão.
“Temos acompanhado todas as etapas definidas no Planejamento e, no que diz respeito às ações estruturantes, não foi diferente. Nos primeiros meses de 2017, concentramos esforços em reativar a usina de asfalto e atuar com serviços de tapa-buraco. Em meados de setembro, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o Programa de Recapeamento Asfáltico, que significou a primeira medida de impacto na recuperação asfáltica e começou pelo Santa Maria, o segundo bairro mais populoso da cidade, com demandas estruturais antigas e grande fluxo de veículos”, relata Ferrari.
Ele explica ainda que neste período em que o programa está ativo, o foco são os corredores de trânsito e locais mais danificados. “A melhoria do pavimento foi um serviço permanente e crescente desde 2017. Criamos o Programa de Recapeamento, o mutirão de tapa-buracos nos bairros e atendemos às demandas dos corredores de trânsito e rotas alternativas”, finaliza o secretário.
De 2017 até agora, mais de 25 km de vias já foram recapeadas e pavimentadas, e ações de tapa-buraco contemplaram uma área total de 380.000 m². Foram 45.000 toneladas de asfalto aplicados na malha viária, totalizando um investimento de R$ 19.703.186, 58 reais.
A população é a maior beneficiada e está satisfeita com os serviços executados. “Minha rua era pavimentada com paralelepípedo e foi recapeada com asfalto. O serviço trouxe muitos benefícios, diminuiu a poeira e trouxe mais segurança para motoristas e pedestres, foi bom demais”, disse Nickson Rocha, morador do Bairro América.
Já na rua Florianópolis, também no mesmo bairro, recebeu o serviço de tapa-buracos. “Os buracos da minha rua foram cobertos e nós, moradores, fomos beneficiados porque interferiu na nossa saúde. Saíam muitos ratos dos antigos buracos e hoje isso não acontece mais. As crianças também podem brincar sem o perigo de tropeçar”, observou Evelyn Vidal.