Será lançado na próxima terça-feira, 18, às 9h, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o aplicativo “Educação UP”, que pretende ser uma importante ferramenta de controle social no âmbito da Educação.
Mais conhecido como “Duca”, em referência à corujinha mascote que o representa, o software foi desenvolvido a partir de um convênio celebrado entre TCE, Ministério Público do Estado (MPE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Voltado às escolas de rede pública estadual de ensino, o aplicativo inicialmente será compatível apenas com smartphones baseados no sistema Android. “A versão IOS será desenvolvida após a finalização da implantação da versão Android”, explica o professor Methanias Colaço, do Núcleo de Pesquisa e Prática em Inteligência Competitiva do Departamento de Sistemas de Informação da UFS.
Na apresentação será detalhada sua aplicação e de que forma os órgãos de controle poderão se valer da base de dados que será produzida. A ideia é que o aplicativo seja disponibilizado imediatamente, em versão Beta, para duas escolas.
“Depois de 30 dias de testes reais, poderá ser baixado por qualquer cidadão, utilizando o Google Play Store”, acrescenta Methanias.
Alimentação escolar, infraestrutura, transporte escolar e transparência são alguns dos itens que serão monitorados por meio da ferramenta, a depender do perfil definido pelo usuário, que pode ser um aluno, professor, gestor, ou parte da população da região.
Fonte: Por DICOM/TCE
1309-tce.jpg