A Prefeitura de Aracaju lançou, nesta quinta-feira, 9, o edital que para a realização do certame em cinco lotes – em cada um estão inseridas cinco feiras. Com a licitação, as empresas vencedoras não só responderão pela organização das feiras, mas, também, pela adequação do comércio de carnes, laticínios e crustáceos dentro dos padrões sanitários.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira com a licitação, ser possível a instalação de refrigeradores nas feiras para a comercialização de produtos de origem animal, como carnes e peixes. O prefeito ainda afirmou que as empresas vencedoras serão fiscalizadas com rigor para que cumpram todas as exigências estabelecidas no certame.
Para promotora Euza Missano, a licitação é um marco. “É um passo largo, que nos deixa muito feliz. É uma construção de muitos anos. Hoje, o prefeito lança este edital, garantindo a população um ordenamento, um serviço digno, é um avanço social para os feirantes e consumidores.
A Emsurb publicará o edital nesta quinta-feira, 9, com abrangência nacional. De acordo com o cronograma, a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 4 de junho.
Os lotes
A licitação envolve 25 feiras da capital, que serão divididas em lotes. No lote 1, estão as feiras do Augusto Franco, Orlando Dantas, Santos Dumont, Costa Nova, Médici e Santa Tereza. No lote 2, estão as feiras do Sol Nascente, Castelo Branco, Grageru e Bairro América. O lote 3 é formado pelas feiras do São José, 18 do Forte, Cirurgia, Bugio e Suíssa.
No lote 4, estão as feiras do Santo Antonio, São Carlos, D. Pedro I e Coqueiral. E lote 5 é composto pelas feiras do Batistão, D. Pedro I, Jabotiana, Agamenon, Lamarão e Jardim Esperança.
Adequações
A atual gestão tem realizado um amplo trabalho de reorganização das feiras livres, com a substituição das bancas, substituição de toldos, exigência de lona de proteção nas bancas e mudanças de locais. Vinte feiras já foram reorganizadas. São elas: Batistão, Augusto Franco, Dom Pedro, Escola Técnica, Orlando Dantas, Jabotiana, Castelo Branco, Suíssa, Sol Nascente, Agamenon, Lamarão, Costa Nova, Grageru, Cirurgia, Santo Antônio, 18 do Forte, São Carlos, Coroa do Meio, Bairro América e Bugio.
Fonte: AAN