Nesta segunda-feira, dia 20, o governo do Estado de Sergipe, divulgou as atrações que irão se apresentar no Encontro Nordestino de Cultura 2019. O anúncio ocorreu durante um café da manhã, que contou a presença do secretário-Geral de Governo, José Carlos Felizola, representando o governador Belivaldo Chagas. Na ocasião, também foi lançado o Selo “Sergipe é o país do Forró”. O destaque da programação será as atrações sergipanas, ao todo, serão 66 atrações locais, 09 atrações nacionais, 11 quadrilhas juninas, 11 grupos folclóricos, além de 11 orquestras e filarmônicas.
O Encontro Nordestino de Cultura 2019 é uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE). Ao todo, serão 11 dias de uma vasta programação no intuito de envolver a população, turistas e visitantes para a preservação da cultura nordestina.
Entre as atrações do Encontro Nordestino de Cultura está o Arraiá do Povo. O Arraiá será realizado na Praça de evento da Orla de Atalaia, de 20 a 30 junho. Nas atrações nacionais estão Targino Godim (PE), Chambinho(SP), Cezzinha (PE), Genival Lacerda(PB), Trio Nordestino(BA), Quinteto Violado (PE), Banda Saíra(SP), Silvério Pessoa (PE) , Jorge de Altinho(PE).
“Esse evento traz não só o reconhecimento à classe artística, mas também abre um leque de oportunidades para ela fora e em Sergipe. Isso ajuda a elevar a autoestima de todos nós sergipanos e também incrementa o turismo, que é um dos nossos fatores de desenvolvimento mais importantes, que nós temos para hoje e para o amanhã. O turismo é uma indústria silenciosa e, de forma silenciosa, movimenta a economia de forma fantástica. Com eventos como este, principalmente investindo no São João, a gente ajuda os vendedores ambulantes, os restaurantes, bares, pousadas, hotéis, taxistas e motoristas. Enfim, um leque de serviços que representa dinheiro movimentando na cidade, economia se aquecendo e, com isso, a gente vai movimentando o estado de Sergipe, como também resgatando nossa cultura”, ressaltou o secretário-geral de Governo, José Carlos Felizola.
Com o tema “100 anos de Jackson do Pandeiro”, o Encontro Nordestino de Cultura 2019 congrega também o Fórum Nacional de Música Nordestina, o Arrasta Pé do 18 do Forte, os concursos de quadrilhas juninas do Centro Cultural Gonzagão (Arraiá do Gonzagão) e do Centro de Criatividade (Arranca Unha).
Os recursos para Encontro Nordestino de Cultura 2019 são de origem pública e privada. O governo do Estado contará com verbas do Ministério do Turismo (R$ 405.000,00), além do patrocínio do Instituto Banese (R$ 1.380.000,00) e iniciativa privada.
Selo
No evento, também foi lançado o Selo “Sergipe é o País do Forró”. A ação é pioneira em Sergipe e tem o intuito de engajar o setor público e privado, para potencializar a cultura, e principalmente a tradição junina, empoderando o sergipano e sua raiz nordestina, mostrando que Sergipe é e sempre será, o país do forró!
O Selo é uma realização e organização do Governo de Sergipe, com as entidades produtivas do estado (Acese, CDL Aracaju, Fecomércio-Se, Senac, Sesc, ABIH, Sindpese, Setransp, Sebrae-se, Rede Sergifar, além das Cooperativas de Transporte, Coopertalse, Coopertaju ) e a classe artística.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Comunicação Social, José Sales Neto, apresentou a comunicação visual do encontro. “Nosso intuito foi destacar as características do homenageado e do nordestino. Afinal, São João é vida, alegria e cor. Usamos elementos da cultura nordestina, a exemplo da xilogravura. Nos preocupamos, sobretudo, em ressaltar a essência da cultura nordestina”, explicou.
Encontro Nordestino de Cultura
O Encontro tem início com o Fórum Nacional da Música Nordestina, que será realizado nos dias 10 e 11 de junho. Com o tema: 100 anos de Jackson de Pandeiro, o Fórum tem objetivo de discutir e preservar a tradição nordestina. O Encontro segue nos dias 14 e 15 de junho com o Arrasta Pé do 18 do Forte.
O Encontro também envolve o Concurso de Quadrilhas do Arranca Unha. O Concurso é composto por 36 quadrilhas da capital e do interior. Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de junho acontecem as eliminatórias. Já nos dias 22 e 23 as semifinais e a grande final no dia 30 de junho.
Já o Concurso de Quadrilhas do Gonzação que é composto por 36 quadrilhas da capital e do interior, acontece nos dias 20, 21, 22, 25 e 26 de junho, com a etapa eliminatória. Nos dias 27 e 28 de junho serão realizadas as semifinais e a final no dia 29 de junho.
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO ENCONTRO NORDESTINO DE CULTURA 2019
GRUPOS SELECIONADOS
Iniciantes
A Tua Lona – Menina Miúda
Banda Os Penetras
Banda Seu Biná
Dialeto Nordestino
Erick Sousa
Forró do Bão
Nu Tempo Dance Company – Espetáculo junino lembranças de uma época
Wagner Lima do Acordeon
Intermediários:
Bobinhos do Forró
Fecho de Lenha
Padre Belga
Forró Os Pé de Cana
Pé Quente do Forró
Kanal do Forró (Karmem Korreia)
Luiz Rodrigues
Marcos Paulo
Odir Caius
Pífano de Pífe
Raulzinho do Acordeon
Rennan Mendes
Rildo e Forró Triangado
Roberto dos 8 Baixos
Robson Rojão
Róger Kbelera
Grupo Vocal Vivace
Trio Heribas do Forró
Trio Pé de Serra Cacimba Nova
Trio Pé de Serra Xodó da Vila
Trio Século XX
Ceará do Acordeon
Tipo 01
Nanã Trio
Zé Américo de Campo do Brito
Grupo Mamulengo de Cheiroso
Pavio do Forró
Forró Maturi
Glaubert Santos
João da Passarada
Os Três Moleques do Forró
Tipo 02
Valtinho do Acordeon
Jailson do Acordeon
Lucas Campelo
Mimi do Acordeon
Forró Paraxaxá
Fernando Crateús
Chiquinho do Além Mar e o Forró de Mala e Cuia
Sena
Cobra Verde
Tatua, o mensageiro do Forró
Tonho Baixinho e Trio Ave Rara
Santana Baião da Pena
Tipo 03
Sergival
Balança Eu
Edgar do Acordeom
Joésia Ramos e o Forró da Rabeca
Heitor Mendonça e o Forró-Jazz
Tipo 04
Antônio Carlos du Aracaju
Luiz Fontineli
Banda Casaca de Couro
Orquestra Sanfônica de Aracaju
Banda as Patricinhas do Forró
Banda Xotebaião
Tipo 05
Erivaldo de Carira
Chiko Queiroga e Antônio Rogério
Lourinho do Acordeon
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
ENCONTRO NORDESTINO DE CULTURA 2019
QUADRILHAS JUNINAS SELECIONADAS
Quadrilha Junina Buscapé
Quadrilha Junina Rosa Dourada
Quadrina Assum Preto
Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca
Quadrilha Século XX
Quadrilha Asa Branca
Quadrilha Pioneiros da Roça
Quadrilha Cangaceiros da Boa
Quadrilha Xodó da Vila
Quadrilha Balança mais não cai
Quadrilha Meu Xodó
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
ENCONTRO NORDESTINO DE CULTURA 2019
GRUPOS FOLCLÓRICOS SELECIONADOS
Grupo Folclórico Caceteiras do Mestre
Grupo Folclórico Peneirou Xerém
Grupo Folclórico Bacamarteiro de Carmópolis
Grupo Folclórico Associação Cultural
Grupo Folclórico Samba de Par
Reprodução: www.imprensa1.com
Fonte : http://agencia.se.gov.br/noticias/
Foto:www.imprensa1.com