A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã desta sexta-feira, 27, a desinfecção de áreas públicas da cidade para diminuir a possibilidade de infestação do novo coronavírus (covid-19).
A atividade começou pelos terminais de integração do transporte público DIA, Leonel Brizola e Mercado, além das áreas próximas ao Mercado Central.
A ação prevê também a limpeza e esterilização de pontos de táxi, áreas de hospitais e de unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.
Na prática, os serviços começam pela varrição de todo o local. Depois é feita uma lavagem com sabão geleia, que é um produto desinfectante, e em seguida é aplicado o hipoclorito de sódio, um antibactericida e esterilizante, para eliminar o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, em catracas, dentre outros locais.
A desinfecção é feita por blocos e não há riscos à saúde da população nem aos trabalhadores da empresa terceirizada que aplicam o produto nas áreas públicas.