A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) mantém o ritmo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2020. Na quarta-feira, 06, o Programa Pré-universitário (Preuni) iniciou as atividades com o aulão de Atualidades e Redação, abrangendo ‘Os desafios da liberdade de expressão no Brasil contemporâneo’. Nesta quinta(07), o assunto será em torno do ‘Estilo de vida ativo: um desafio para a sociedade moderna’. Na sexta(08), finalizando o primeiro ciclo de revisão, os estudantes farão uma imersão nos ‘Desafios do mercado de trabalho pós-pandemia’. As aulas estão ocorrendo via YouTube da Educação Sergipe e TV Alese, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa (Alese).
No 13 de janeiro inicia-se a revisão final das outras disciplinas. Nessa data acontecerão as aulas de Português (Dicson Soares e Drusila Vasconcelos) e Literatura (Roberto Lopes). As aulas da área de Linguagens serão ministradas no dia seguinte, 14 de janeiro, com Inglês (Martha Soraya), Espanhol (Monicque Risper), Arte (Felipe Godoy) e Educação Física (Márcio Oliveira).
Na sexta-feira(15), será a vez das disciplinas da área de Humanas, com aulas de Geografia (Fernando Cabral, Joelson Oliveira e Luís Eduardo), História (Jairton Peterson, Priscila Guarino e Rodrigo Xavier), Sociologia (Eduardo Alves e Sharlene Prata) e Filosofia (André Moreira e Max Erb). Essas aulas encerram as revisões dos conteúdos que cairão no primeiro dia de prova do Enem, 17 de janeiro.
Semana seguinte, reta final para o segundo dia de prova, que será em 24 de janeiro, contará com aulas das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. No dia 21 de janeiro será a vez de Física (Edigênia Ferreira, Jack Leão e Michael Menezes), Química (Márcio Cardoso) e Biologia (Flávio Campos e Bárbara Silveira). Já no dia 22, as aulas serão de Matemática, com os professores André Calderaro, Adivando Batista e Fábio Rocha.
A coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, destacou que esse foi um ano extremamente atípico e desafiador para todos, e que por conta do momento de pandemia, a equipe do Preuni mudou rapidamente os planos para que os estudantes não fossem prejudicados. Ela explica que agora a revisão final não será como acontece tradicionalmente, no Estádio Batistão lotado, com mais de oito mil estudantes, mas de forma online.
“A revisão final está sendo preparada com muito carinho, responsabilidade e com muita atenção. A gente vai trazer dicas quentíssimas e valiosíssimas. É importante que todos assistam, porque uma questão do Enem pode estar na revisão. O professor pode dar uma dica e o aluno conseguir responder a sua prova depois de ter assistido à revisão. As aulas serão transmitidas pelo YouTube e pela televisão. Então, quem não tiver internet pode sintonizar na TV Alese, no canal 5.2, que os nossos professores estarão com um supermaterial para todos acompanharem”, concluiu.
Fonte: ASN