A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza mais um meio de comunicação entre cidadão e gestão com formulários para notificação de casos suspeitos da covid-19 na escola e de reações adversas à vacina contra o coronavírus.
Os dois formulários estão no site da Prefeitura. O primeiro (clique aqui para acessar), trata de casos suspeitos da covid-19 em ambiente escolar. Nesse documento, é possível pais de alunos, representantes e funcionários da escola informarem casos suspeitos.
A partir daí, a Vigilância Sanitária fiscaliza o cumprimento de protocolo sanitários e a Vigilância Epidemiológica passa a monitorar as pessoas com suspeita, orientando sobre sintomas e necessidade de avaliação médica.
A Vigilância Sanitária Municipal já fiscalizou mais de 80 escolas desde que o retorno às aulas presenciais foi autorizado.
Vacina
Já o formulário para monitoramento de reações adversas à vacina contra o coronavírus (clique aqui para acessar) foi apresentado pela secretária Waneska Barboza em reunião com o Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo é investigar as reações adversas que possam apresentar após a aplicação da dose, dando segurança ao cidadão que apresente algum tipo de reação. Com essa notificação, a Vigilância Epidemiológica passa a investigar o caso.
Iniciada em 19 de janeiro, a campanha de vacinação contra a covid-19 já imunizou mais de 9 mil pessoas, entre profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos institucionalizados e cuidadores dessas instituições.
Foto: Ascom/SMS
Fonte: PMA