Prefeitura de Aracaju iniciaram, neste sábado, 15, mais um final de semana de fiscalizações nas praias, bares, restaurantes e serviços não essenciais. A força integrada segue até este domingo, reunindo órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) – Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Procon Aracaju, com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), via Vigilância Sanitária.
Como de costume, desde que as medidas restritivas foram impostas nas praias e em bares e restaurantes, aos fins de semana, as equipes monitoram toda a cidade e, sobretudo, os pontos com maior possibilidade de aglomeração ou descumprimento das medidas, justamente com o intuito de coibir esse tipo de ação e, portanto, conscientizar sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus.
O tempo nublado foi um fator que ajudou para que não fosse visto um contingente considerável de pessoas nas praias, mas as orientações foram dadas às poucas encontradas descumprindo as medidas.
“Partimos para mais uma fiscalização com o objetivo, sobretudo de orientar. Nosso pedido de sempre é que as pessoas obedeçam às medidas fique em casa, higienize as mãos e use máscara, só assim vamos vencer essa pandemia. Como o tempo está fechado, a Defesa Civil também está em alerta para atender a toda e qualquer ocorrência relacionada a chuva”, destaca o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o foco é sempre trabalhar para controlar a proliferação do vírus e, consequentemente, o adoecimento das pessoas. “Por isso, seguimos intensificando as ações, sendo mais detalhistas e firmes no cumprimento das medidas, pedindo a colaboração da população”, frisou o major ao pontuar que o órgão municipal está monitorando, ainda, a incidência de chuva.
“Temos a previsão de 25 milímetros de chuva para as próximas 24h e de 35 milímetros para o domingo e, desta forma, dividiremos as equipes para atender à fiscalização e também ao monitoramento da cidade em decorrência da chuva”, aponta Silvio Prado.
O Procon Aracaju está atento ao descumprimento das medidas em bares, restaurantes e serviços não-essenciais.
“Aqueles estabelecimentos que forem flagrados descumprindo as determinações do poder público serão responsabilizados na seara administrativa, com a possibilidade de aplicação da multa pecuniária”, salienta o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes.
Fotos: Marcelle Cristinne
Asom: PMA