O Serviço de Atendimento de Urgência (SAU), da Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, realizou 15.000 atendimentos de janeiro a março de 2012.
Esses dados reforçam o compromisso da Prefeitura de Socorro com a política de promoção de uma saúde de qualidade para a população socorrense. Somente no cadastro de atendimentos realizados diariamente são l78 usuários.
Destes, 99 são pacientes em tratamento de fisioterapia, 65 em hemodiálise, 12 oncológicos, que fazem radioterapia e quimioterapia, e dois em uso de oxigenoterapia domiciliar.
O serviço funciona através de chamada gratuita para o número 0800-284-2l92. Transporte de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção para a realização de exames diagnósticos, consultas; transporte de mães que necessitam amamentar seus recém-nascidos hospitalizados; tratamento fora do domicílio, e o transporte regular de pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimioterapia e o serviço de oxigenoterapia domiciliar são alguns dos serviços prestados pelo SAU.
A coordenadora do SAU, Luciana Lemos, informa que os atendimentos são relacionados a procedimentos de baixa e média complexidade. “Esse atendimento diferenciado que o município presta à população conta com o apoio do prefeito Fábio Henrique e do secretário Saulo Eloy Filho”, frisou.
Atendimentos
O Serviço também realiza atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência – atendimento a casos clínicos, psiquiátricos, traumas, transferências inter-hospitalares -, além de cobertura de eventos locais como Carnaval do Povo e a montagem do Posto Médico Avançado para o atendimento durante o Forró Siri, realizado no final de junho.
Investimentos
Nos últimos anos, o serviço passou por uma reestruturação, começando pela aquisição de quatro novas ambulâncias, renovação do serviço de rádio, fardamento para os profissionais que atuam no serviço, novas acomodações do prédio, entre outros.
“A gestão não tem medido esforços para garantir a manutenção, ampliação e qualificação dos serviços prestados à população de Nossa Senhora do Socorro, seja através da busca de recursos para melhoria da estrutura e de investimentos nos servidores através da realização de capacitações”, destacou Luciana Lemos.
Estrutura
Atualmente, o serviço está organizado com uma Central, situada no Centro de Especialidades do conjunto João Alves, onde os pedidos de atendimento são recebidos; e outra base descentralizada, no conjunto Parque dos Faróis, anexa ao Complexo Fernando Ribeiro Franco, que funciona como Pronto Atendimento 24 horas do município.
Atualmente a equipe conta com 22 profissionais, distribuídos entre 10 motoristas, dois auxiliares de enfermagem, quatro rádio-operadores, dois auxiliares de serviços gerais e dois auxiliares administrativos.
A frota é composta por 12 Veículos de Transporte (VT), três ambulâncias Unidade de Suporte Básico (USB), dois veículos tipo furgão/van e uma Kombi que são utilizadas para o transporte de pacientes que necessitam de hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia e radioterapia.
Fonte: http://www.ansocorro.se.gov.br