O boleto do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Aracaju está disponível para emissão no Portal do Contribuinte. Para consultar e gerar os boletos, ao acessar o Portal o contribuinte deve clicar no banner “Consulte seus débitos” e em seguida adicionar login e senha cadastrados.
Caso ainda não possua cadastro na plataforma, basta clicar em “Cadastre-se” e adicionar os dados solicitados. Por fim, serão apresentados todos os débitos pendentes junto ao Município de Aracaju. Uma vez gerado, o boleto deve ser pago na rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Banese, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sincredi e Casas Lotéricas). Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado, as parcelas vencem no quinto dia útil de cada mês.
Para que os dados pessoais estejam protegidos, como determina a lei de Proteção de Dados, a Semfaz fez algumas alterações no sistema de emissão dos tributos municipais e agora há uma pequena diferença na hora de acessar os débitos.
No caso do contribuinte pessoa física, o documento pode ser emitido na aba ‘IPTU’, ‘Consulta de débito’, digitando CPF e inscrição do imóvel. “E no caso do contribuinte pessoa jurídica, a diferença é que, ao invés do CPF, é necessário informar o CNPJ da empresa, bem como a inscrição do imóvel vinculado”.
O IPTU é o segundo tributo mais importante do Município, e 45% do montante arrecadado é aplicado na Saúde e na Educação. Os recursos são utilizados pela Administração Municipal, também, para assegurar o pagamento em dia dos salários dos servidores, investir em obras de infraestrutura e de urbanização e mais uma gama de serviços públicos.
Por: PMA