O 39º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) deixou acontecer naturalmente e garantiu mais uma atração para a alegria do público: o Grupo Revelação vai eternizar o caso de amor com o Palco João Bebe Água e fazer toda praça São Francisco cair no pagode logo no primeiro dia do Fasc. Com 30 anos de história e vários sucessos conhecidos pelo público, a banda será mais um grande nome a abrilhantar o evento, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro.
O Grupo Revelação foi fundado em 1994, no subúrbio do Rio de Janeiro, e se destacou nas rodas de samba até ser descoberto pelo produtor musical Bira Haway, em 1997. A partir desse encontro, o grupo ingressou no mercado fonográfico, lançando álbuns de grande sucesso nacional, como Revelação, Virou Religião e Ao Vivo no Olimpo. Outros projetos de destaque incluem Novos Tempos, Velocidade da Luz, Aventureiro e os DVD Ao Vivo no Morro 1 e 2, gravados no Morro da Urca.
Após a saída do vocalista Xande de Pilares, o grupo introduziu David como cantor principal e lançou os álbuns O Bom Samba Continua – Ao Vivo e Vol. 2, com produção de Bira Haway. Em 2018, uma nova fase começou com Jhonatan Alexandre, o “Mamute”, assumindo o vocal principal como cavaquinista, marcando uma renovação no som e no repertório. Assim como Mamute, Beto Lima, Artur Luis, Mauro Jr, Sérgio Rufino e Rogerinho formam o atual elenco da banda.
Sobre o Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Para contemplar todas essas manifestações culturais, os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz são espaços confirmados este ano. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese e MTur/Sesc patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE – Sistema Engenharia e da Colortex.
Programação musical do Fasc
Sexta-feira (29)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Liberty Soul – 19h30
Timbalada & Afrocidade – 22h
Grupo Revelação – 00h
Tasha & Tracie – 02h
–
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Oduma – 19h
Samba do Arnesto – 21h
Mãeana – 23h
Heitor Mendonça canta Belchior – 01h
–
PALCO SAMBA NA BICA
Samba Nuaá – 13h
Trakinagem – 15h
–
MÚSICA NA IGREJA
Diego Lima (Projeto ‘ViolãoCello’) – 15h
Denisson Oráculo – 17h
Sábado (30)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Serigy All-Stars – 20h
Marina Lima – 22h
Baiana System – 00h
The Baggios – 02h
–
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Nine Senses – 18h
Filipe Catto – 19h20
Lamparina – 21h20
Iggo Centaura – 23h20
Descidão dos Quilombolas – 01h20
–
PALCO SAMBA NA BICA
Danilo Duarte & Os Beneditos – 11h
Samba de Salto – 13h
–
MÚSICA NA IGREJA
Orquestra Jovem de Sergipe – 13h
Nino Karvan e Heitor Mendonça – 15h
Membrana – 17h
Domingo (1º)
PALCO JOÃO BEBE ÁGUA
Joba Alves (De Gonzaga a Gonzaguinha) – 19h
Arnaldo Antunes – 21h
Clinton Fearon – 23h
Don L – 01h
–
PALCO FREI SANTA CECÍLIA
Francisco El Hombre – 18h
Nêga Doce – 20h
Mombojó – 22h
Los Sebosos Postizos – 00h
–
PALCO SAMBA NA BICA
Fulgêncios – 11h
Samba Deles – 13h
–
MÚSICA NA IGREJA
Small Big Band – 15h
Trio Crav&roza – 17h
Programação sujeita a alterações
Foto: Assessoria Grupo
Por: Clara Dias