No momento que antecede as eleições gerais em todo o País, o vereador e professor Iran Barbosa (PT), usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 30/9, para defender a política como instrumento de transformação social e como um espaço a ser ocupado pelos cidadãos de bem.
O petista criticou os que tentam disseminar na população que a política não tem valor e é espaço somente para pessoas corruptas.
“Existe toda uma elaboração por parte de setores que tentam passar a ideia de que a política não tem mais crédito nem valor e que todo político é corrupto. Temos ouvido muito esse discurso de desinteresse pela política e precisamos ter muito cuidado com que há por trás dele”, destacou.
Para Iran, o momento que antecede as eleições requer de todos uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto. “Quero aproveitar este período para colocar que a humanidade ainda não conseguiu produzir um outro instrumento capaz de resolver os problemas que surgem na vida em comum e na coletiva que não a política. É na política que os problemas da sociedade são discutidos e resolvidos”, lembrou o parlamentar.
Para Iran, por mais que haja setores da sociedade tentando descredenciar a politica como instrumento de solução dos problemas coletivos, é exatamente nela em que esses problemas são resolvidos ou, às vezes, se avolumam por falta de políticas – e dos bons políticos – que os solucionem.
“Nesse sentido, fica claro que é pela política que nós interferimos sobre os problemas da vida comum e da vida coletiva. Portanto, opera contra a sociedade aqueles que tentam descredenciar a política e a sua importância como espaço de debate e de soluções”, ressaltou.
O vereador pediu que a população analise com cuidado os discursos que tentam afastar o povo da possibilidade de interferência na vida política. “Quando o homem de bem, o cidadão honesto começa a não se interessar pela política abre a possibilidade para aqueles cidadãos que não são tão de bem nem tão honestos ocupem esse espaço”, entende.
Iran reforçou a necessidade de as pessoas de bem efetivamente disputarem os espaços na política, e isso não apenas nos períodos de eleição ou dentro dos partidos.
“Eleição e os partidos são importantes na nossa democracia e para o processo de transformação social que defendemos. Mas não é só dentro do partido e não é só no momento de eleição que fazemos política. Temos que formar cidadãos e a cidadãs, formar os jovens para o exercício da política em todos os espaços: em nossa casa, no nosso grupo de amigos, no nosso sindicato, na igreja que frequentamos, na associação de bairros etc. Temos sim que estimular cada vez mais as pessoas a interferirem na vida política e não descredenciá-la. Só assim afastaremos os maus políticos e os modelos de políticas que não nos interessam”, defendeu Iran Barbosa.
Por George W. Silva – Assessoria do parlamentar
Foto: Acrisio Siqueira