Preocupada em orientar e esclarecer os jovens do município, a prefeitura de Nossa Senhora das Dores, através da Secretaria de Educação, promoveu na tarde de ontem, 3, uma palestra sobre sexualidade na adolescência.
Centenas de estudantes lotaram o auditório do Colégio Cenecista Regional Francisco Porto, para ouvir atentamente as explicações do coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Dr. Almir Santana, ministrante da palestra.
De uma forma descontraída e brincalhona, o médico falou sobre sexualidade precoce, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, exame pré-natal, doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outros assuntos relacionados ao tema. “O número de adolescentes grávidas cresce a cada dia. Uma gravidez sem planejamento e que acaba gerando muitos problemas, como o despreparo das mães, a evasão escolar, entre outros”, destacou o estudioso.
Além disso, segundo o médico, as doenças sexualmente transmissíveis também preocupam. “Os jovens insistem em não usar camisinha.
Eles precisam entender que ela não apenas evita gravidez, mas, principalmente, previne quanto as DSTs”, alertou, informando ainda que recentemente foi feito um estudo que mostra que em Sergipe são detectados cerca de 30 casos de sífilis por mês. “Este dado é apenas de uma das várias doenças que existem.
Por isso que insisto no uso da camisinha”, frisou.
Para que os estudantes saíssem da palestra realmente informados, Almir Santana demonstrou como se usa as camisinhas masculina e feminina, momento que despertou muita curiosidade e atenção. “O conhecimento certamente evita que os jovens se envolvam em situações difíceis, e a escola tem uma parcela de responsabilidade na transmissão deste conhecimento.
Por isso, a nossa secretaria sempre está promovendo este tipo de evento”, informa o secretário de Educação, Idalício Soares.
Fonte: Ascom / PMNSD