O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, inaugura às 8h da manhã desta sexta-feira, 13, o Centro-Dia Josevaldo Bezerra de Andrade, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), referência para pessoas com deficiência. A solenidade acontece na travessa Canaã, S/N, localizada entre as avenidas Edézio Vieira de Melo e Rio de Janeiro.
O Centro-dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que irá ofertar serviços às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária. São usuários do serviço, prioritariamente jovens e adultos, em situação de dependência, pessoas e famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou aqueles em situação de pobreza inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).
Serão atendidas pessoas em situação de dependência com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências, que necessitam de apoio para realizar suas atividades, diversas vezes ao dia, inclusive, apoio de outra pessoa cuidadora, para manter sua autonomia pessoal.
Atendimento
O atendimento ao usuário terá início com a acolhida e a escuta qualificada de suas demandas, a construção conjunta de um Plano Individual ou Familiar de Atendimento, onde serão definidas as atividades a serem desenvolvidas, as condições de acesso e permanência no Centro, os compromissos das partes envolvidas, as capacidades e ofertas disponibilizadas pelas partes, as dificuldades a serem superadas conjuntamente, os resultados esperados e a forma de acompanhamento dos resultados.
O Plano conterá as atividades a serem ofertadas ao usuário no Centro-dia, a orientação familiar e os apoios no domicílio para troca de experiência de cuidados, encaminhamentos e acompanhamentos a outros serviços, acesso a direitos e a previsão de atividades externas para envolvimento da comunidade e favorecimento do processo de inclusão social.
Homenageado
Com a inauguração do Centro-Dia, a Prefeitura de Aracaju homenageia uma das figuras mais importantes no Estado de Sergipe na luta contra o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência e um nome marcante do Paraatletismo sergipano: Josevaldo Bezerra de Andrade, o Diel.