Acontece hoje, sexta-feira, 12, Consulta Pública de Avaliação Ambiental do Programa de Requalificação da Zona Oeste de Aracaju – Construindo para o Futuro, promovida pela Prefeitura de Aracaju por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG). O evento, aberto à sociedade, será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, localizada à rua Neópolis S/N, Bairro Siqueira Campos, a partir das 17h.
“Durante a consulta vamos apresentar as intervenções que serão realizadas e o relatório preliminar dos impactos ambientais”, disse o secretário da Seplog, Igor Leonardo Moraes Albuquerque. Ele ressalta que pelo menos 22 bairros de Aracaju serão beneficiados com a implantação do Programa de Requalificação. Além da construção da avenida Perimetral, denominada de avenida Juscelino Kubistchek ligando as regiões Norte e Sul da capital, serão construídas unidades de saúde, escola, base da Guarda Municipal, praças, o Parque Ecológico Poxim e um centro de triagem, que trará nova possibilidade de renda para algumas famílias.
O Programa de Requalificação Urbana será operacionalizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Seplog, com a utilização de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Os projetos que compõem o Programa podem ser conhecidos por meio do site da Prefeitura de Aracaju neste link.
Informações podem ser obtidas pelo telefones 3218-7907 ou 3218-7947, com Michele Lemos Ribeiro Alves, Diretoria do Departamento de Projetos Especais -DPE.
RAA
O Relatório de Avaliação Ambiental aponta os impactos sofridos pelo meio ambiente e pela população que receberá as intervenções, prevendo a minimização de tais impactos na implantação dos projetos e políticas governamentais. O relatório tem por objetivo auxiliar as tomadas de decisões, identificar impactos estratégicos e cumulativos, e efeitos sociais e econômicos decorrentes dos investimentos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju.
O Programa também contempla algumas intervenções urbanísticas no entorno da nova avenida a ser aberta, como as construções na zona oeste da capital de quatro praças, sendo duas da comunidade e duas da localidade. Na região Norte está prevista a construção de um Centro de Triagem que beneficiará os catadores de recicláveis. O BRT também incorporará o programa de requalificação da comunidade aracajuana, sendo tratado com primazia para o melhoramento do transporte coletivo municipal.
Comprometida com a preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracaju não se esqueceu de garantir a preservação de áreas verdes, haja vista a intenção da criação do Parque Poxim, a revitalização do Parque da Sementeira, além da possível criação de Unidades de Conservação. Fora todas estas intervenções, ainda estão previstos a incorporação de vários equipamentos sociais em bairros carentes de Aracaju, como por exemplos o Santa Maria e o 17 de Março. Atualizações das legislações municipais também serão objetos de tratativas da parceria com o BID.
Vale destacar que não somente a população aracajuana será beneficiada, mas também os moradores da Grande Aracaju, em especial os de São Cristóvão e de Nossa Senhora do Socorro, que perceberão mais intensamente os impactos positivos.
Fonte: PMA
Foto: André Moreira