“A falta de planejamento urbano, a ausência de engenheiros de trânsito e o amadorismo com que Antônio Samarone, superintendente da SMTT, vem conduzindo o trânsito e o tráfego da cidade transformaram a mobilidade urbana em um verdadeiro caos”.
A avaliação foi feita pelo líder da oposição, vereador Nitinho (DEM), em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju.
“Estão fazendo medidas paliativas que não resolvem o problema”, protesta.
Segundo o vereador, a ineficiência do trabalho desenvolvido pela SMTT também vem prejudicando a saúde dos condutores e usuários do trânsito e do transporte coletivo na cidade.
“As pessoas estão estressadas e não aguentam mais enfrentar a bagunça em que se transformou o trânsito de nossa cidade.
Ninguém aguenta mais andar em Aracaju nos horários de pico”, alerta.
“O que é que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira deseja para a mobilidade urbana de Aracaju?”, questiona Nitinho.
Ele também revelou preocupação com a deficiência do transporte coletivo.
“Transporte coletivo de Aracaju não existe, não funciona.
Quando passa num ponto de ônibus já vem superlotado e o cidadão não consegue embarcar, sendo obrigado a esperar por uma ou duas horas até que consiga um transporte para ir ao trabalho”, denunciou.
O vereador defendeu mais investimentos da administração municipal no transporte coletivo urbano, para reduzir congestionamentos e promover um melhor deslocamento dos cidadãos.
“Ou a SMTT trabalha pelo fortalecimento do transporte coletivo ou vai ser sempre o mesmo caos porque a administração trabalha sempre defendendo os interesses privados em desfavor dos interesses coletivos”, denunciou.
Como exemplo de amadorismo, Nitinho cita o novo acesso ao retorno do Shopping Riomar, que tem aumentado o congestionamento na localidade.
Ele também criticou a contratação temporária de 100 agentes de mobilidade urbana.
“Samarone contratou cabos eleitorais para atuar no trânsito da cidade, sem nenhum treinamento”, reclamou.
O democrata exigiu a imediata contratação de engenheiros de trânsito para realizar um planejamento urbanístico da cidade.
O vereador critica a falta de planejamento da administração municipal.
“Há 12 anos, este grupo do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Déda estão à frente da administração sem apresentar uma solução. Só discurso”, alegou.
Nitinho entende que Aracaju tem manifestado o desejo de uma renovação administrativa da Prefeitura de Aracaju, quando aponta liderança de João Alves nas pesquisas de intenções de votos para as eleições de 2012.
“Será que o povo quer isso de novo? Aracaju quer substituir esta linha vermelha, por uma linha verde, através de uma ação administrativa eficiente, liderada pelos democratas”, defendeu.
Fonte: Williams Moraes / Assessoria