A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu a imprensa nesta terça, 7, para esclarecer à população sobre o surto localizado de Meningite em Aracaju, Areia Branca e São Cristovão, ocorrido no final do mês de janeiro e começo de fevereiro de 2012.
No período, foram notificados 11 casos da Doença Meningocócica (DM), sendo quatro casos residentes no município de Aracaju, quatro em Areia Branca e três em São Cristóvão.
O aumento brusco de casos ocorrido nos municípios, já está sob controle da Vigilância Epidemiológica da SES, que está fazendo a busca de pessoas que tiveram contato com os pacientes diagnosticados de Meningite, e medicando os casos que devem receber o tratamento, mesmo àqueles que não apresentem sintomas da doença e, assim, evitar o surgimento de novos casos.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, esclareceu que o surto é motivo de preocupação, mas não há razão para pânico da população.
“Qualquer sintoma sugestivo de um quadro infeccioso é importante que seja avaliado por um profissional médico, porém sem motivo de pânico. Não existe nenhum lugar no mundo que consiga evitar um surto da ocorrência de Meningite, mas nós temos que ter o sistema de vigilância epidemiológica muito bem organizado para, na ocorrência do caso, fazer as ações de bloqueio e evitar que isso progrida”, disse Guimarães.
Para esclarecer dúvidas sobre a Meningite, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou o número 0800-286300 para maiores informações.